quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Um caminho para o turismo


Uma iniciativa está mudando a vida de 15 municípios do Paraná e um do Mato Grosso do Sul: os Caminhos do Turismo, um projeto que tem como objetivo promover o suporte municipal ao turismo integrado ao Lago de Itaipu.
Dentre os municípios, todos próximos ao Lago, 12 participam do Empreender e têm Núcleos de Turismo: Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercêdes, Terra Roxa e Guairá.
A iniciativa, que leva em conta o grande potencial turístico do local e visa suprir as necessidades de serviços turísticos para uma população estimada em 1,2 milhão de habitantes, está conseguindo agregar o grande número de MPEs que, de uma forma ou de outra, sobrevivem do turismo. Inicialmente, 400 dessas empresas foram identificadas e cadastradas, entre hotéis, restaurantes, bares, pousadas, lanchonetes e parques e outros.
O projeto tem as dimensões e a ousadia que o empreendimento exige: num esforço para congregar todos os segmentos em torno da criação de 3 roteiros turísticos temáticos integrados na Costa Oeste do Paraná. O objetivo maior, sem dúvida, é aumentar a competitividade e atuação em rede das micro e pequenas empresas participantes do projeto.
Um projeto de peso que hoje agrega todas as prefeituras, Associações Comerciais e Industriais e a Itaipu Binacional, entre outros. E que começou nas reuniões dos Núcleos Setoriais do Empreender.
Portal Empreeder

O PROGRAMA EMPREENDER


A sobrevivência das empresas, principalmente as de pequeno porte, em um mundo globalizado, onde maiores exigências são criadas a cada dia, é um fator de preocupação para o governo e para entidades financeiras e de apoio empresarial no Brasil, que entre outros fatores, precisam buscar alternativas efetivas para os empreendedores e profissionais que trabalham com esse setor da sociedade.
Essa busca de alternativas se torna ainda mais necessária quando se leva em conta pesquisa realizada pelo Sebrae (2004), que mostra que um grande número de empresas, a maioria de pequeno porte, acabam por finalizar suas operações nos primeiros de existência.
Conforme apontam os dados do Sebrae, a taxa de mortalidade empresarial no Brasil, apurada entre as empresas constituídas e registradas nas juntas comerciais dos estados brasileiros nos anos de 2000, 2001 e 2002, mostra o preocupante dado de que 49,4% das empresas encerraram as atividades com até 02 (dois) anos de existência, 56,4% com até 03 (três) anos e 59,9% não sobrevivem além dos 04 (quatro) anos.
Assim, elevar a competitividade e conseqüentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas é o objetivo principal do Empreender, um programa que busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais.
De iniciativa da CACB, em parceria com o Sebrae, o programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.
Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN.
A metodologia METAPLAN agrega a já conhecida tempestade de idéias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas.
O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo Setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.
O mais importante: O Programa vem conquistando o Brasil. Até o mês de julho de 2006, 30.000 empresas se reuniam semanalmente em todo o país para discutir os problemas que enfrentam no cotidiano, com resultados realmente notáveis.
Portal Empreender

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Geração Y e o Empreendedorismo

Muito se diz a respeito da geração Y, que são íntegros, comprometidos, se mantêm atualizados aprendem rápido e são inovadores, têm objetivos claros e definidos para uma ascensão profissional rápida.
A teoria muitas vezes gera belas histórias, mas para se alcançar esse objetivo, é necessário muito trabalho, doação e empenho, pois além de uma boa ideia, para que qualquer empreendimento alcance o sucesso e traga a tão sonhada ascensão profissional é fundamental aliar todas as características da geração Y a um bom planejamento.
Muitas vezes nós, jovens e empreendedores, que crescemos tão acostumados com a tecnologia, com vasto acesso a informação, temos por hábito colocar em prática nossas ideias inovadoras e acabamos deixando de lado o fator planejamento. Talvez por falta de experiência ou por ansiedade de ver resultados e atingir um rápido crescimento. A verdade é que o sucesso e a ascensão profissional somente serão alcançados com a combinação de todas as características da geração Y e de alguns conceitos que parecem não perder a validade, como planejamento, estudo de mercado, entendimento de oportunidades e ameaças, estratégias de ação e velocidade em contornar problemas.
O desafio está em aproveitar as características que a geração Y possui, com conceitos que, sabidamente, funcionam. Isso inclui qualificação acadêmica que, de certa maneira, em alguns casos, acaba compensando a falta de experiência.
A mensagem que muitas vezes fica é que basta ser jovem, motivado e ter uma ótima ideia, enquanto o que a prática nos mostra que é fundamental unir tudo isso a uma boa gestão, que necessariamente deve ser embasada em conceitos e cases de sucesso.
Guilherme Pizzini