sábado, 26 de maio de 2012

Revista diz que Lula pressionou ministro do STF para adiar mensalão


reprodução



Reportagem publicada na edição deste final de semana da revista "Veja" relata um encontro no último dia 26 de abril entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No encontro, segundo a publicação, Lula sugeriu o adiamento do julgamento do mensalão em troca de proteção ao ministro na CPI do Cachoeira. A assessoria do Instituto Lula informou que o ex-presidente não comentará a reportagem.

O STF prepara o julgamento dos 38 réus do mensalão, escândalo de suposta compra de apoio político para o governo Lula no Congresso. Gilmar Mendes defende o julgamento ainda neste semestre, mas a definição da data depende do ministro Ricardo Lewandowski, que ainda trabalha na revisão do relatório sobre o caso, elaborado pelo ministro Joaquim Barbosa.

De acordo com a revista, o encontro ocorreu no escritório de advocacia de Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo e ex-ministro do governo Lula. "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula", disse Gilmar Mendes, segundo declaração reproduzida pela revista.

No encontro, Lula teria afirmado a Mendes: "É inconveniente julgar esse processo [do mensalão] agora". Segundo a reportagem, o ex-presidente também disse a Mendes que detém o controle da CPI do Cachoeira, que apura a ligação do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e autoridades, e que o ministro do STF não precisaria se preocupar com eventuais investigações que o envolvessem. Cachoeira foi preso em fevereiro pela Polícia Federal, apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás.

Durante a conversa, afirma "Veja", Lula perguntou a Mendes sobre a "viagem a Berlim". De acordo com a publicação, a referência diz respeito a boatos de que o ministro teria viajado para a Alemanha com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), com despesas pagas e em um avião cedido por Cachoeira. Em razão do vínculo com o bicheiro, Demóstenes é alvo de processo disciplinar no Senado que poderá resultar na cassação do mandato do senador.

"Vou a Berlim como você vai a São Bernardo. Minha filha mora lá", respondeu Gilmar Mendes, segundo Veja". O ministro confirmou à revista o encontro com Demóstenes em Berlim, mas disse que pagou as próprias despesas e que tem como comprovar a origem dos recursos usados na viagem.

G1

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aos 45 minutos do 2º tempo, Dilma veta 12 artigos e faz 32 mudanças no Código Florestal


reprodução

A presidente Dilma Rousseff vetou, nesta sexta-feira (25), 12 dos 84 artigos do texto do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados. Entre os itens suprimidos, foi retirada do texto a possibilidade de anistia a produtores que desmataram suas propriedades após julho de 2008.

Para tornar a legislação mais clara, Dilma ainda vai enviar uma medida provisória ao Congresso Nacional para alterar 32 pontos do Código Florestal. Assim, ela vai reestabelecer a obrigação de recuperação gradual das APPs (Áreas de Preservação Permanente), conforme o tamanho da propriedade.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, demonstrou especial preocupação em punir os desmatadores.  

— As diretrizes adotadas compreendem recompor o texto do Senado e preservar acordos e respeitar o Congresso. (…) O veto foi motivado para não permitir que o código pudesse anistiar o desmatamento.

O prazo para que a presidente sancionasse ou vetasse o texto, aprovado pela Câmara dos Deputados no final de abril, terminava nesta sexta. 

O texto do projeto de lei aprovado pela Câmara deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Desde então, organizações ambientalistas e movimentos sociais reivindicam o veto integral ou de partes do projeto.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, exaltou que as mudanças no Código Florestal tem como objetivo a segurança jurídica.

— Nós vamos coroar esse debate sobre o Código Florestal dando muito mais segurança jurídica ao produtor para que ele tenha a certeza de que é possível produzir guardando o meio ambiente. Este não é o código dos ambientalistas ou ruralistas. É daqueles que têm bom senso.

Ao chegar à Câmara, a medida provisória que substituirá os artigos e incisos que sofreram veto por parte da presidente Dilma, passará novamente pelo crivo dos deputados, que foram responsáveis por grandes modificações que não agradaram o governo. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, diz acreditar, no entanto, que haverá consenso na Casa Legislativa quanto ao novo texto.

— Temos confiança sim que esse texto será aprovado porque ele representa um acúmulo desse debate.

Texto da Câmara

Pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados, as propriedades rurais localizadas próximas a pequenos rios de até dez metros de largura teriam que recuperar uma faixa de 15 metros em cada margem. O texto se silenciava quanto a rios mais largos. 

O combate ao desmatamento foi promessa de campanha da presidente Dilma, principalmente durante o segundo turno, quando tentava conquistar os eleitores da então ex-presidenciável Marina Silva.

O Código Florestal tramitou no Congresso Nacional de 2003 a este ano. Hoje era o último dia de prazo para que a presidente vetasse o projeto.

Isabela Azevedo - R7

segunda-feira, 21 de maio de 2012

OPINIÃO DO BRANDÃO


 
Abaixo a hipocrisia.

Na última terceira feira(15), Afogados da Ingazeira deu um péssimo exemplo de cidadania, quando muitos foram as ruas para protestar contra o cumprimento da lei, nessa passeata havia muitos ignorantes do ponto de vista democrático e outro tanto de hipócritas, pessoas que estavam ali para se aproveitarem da ocasião politicamente falando.

Já pensou se os afogadenses fossem as ruas para protestar contra as diárias recebidas pelo prefeito em dias de sábado, domingo e feriado de 7 de setembro? Já pensou se fossemos a porta da prefeitura para protestar pelo nepotismo praticado pelo governo municipal? Já pensou se fossemos a porta da Câmara pedir ao presidente para exorcizar os fantasmas existentes no poder legislativo denunciados pelo Sr. Mario Martins? Já pensou se fossemos a porta da delegacia pedir esclarecimentos de assassinatos cometidos em nossa cidade e que nunca foram elucidados? Já penou se ao invés de calar o povo denunciasse que pré-candidatos fazem campanha antecipada com o dinheiro público?

Pois é, se assim fora certamente cada ato deste daria provas de que realmente o povo caminha na direção certa, mas até isso acontecer, vamos continuar inertes em favor do desgoverno, fazendo passeata ao lado de hipócritas como se hipócritas fossemos. Abaixo a hipocrisia, viva a democracia.

Por Celso Brandão

BlogdoSertão

HUMBERTO ACHA QUE A IMPRENSA É BOBA


 

A assessoria do senador Humberto Costa (PT) enviou nota ao blog do Magno Martins, informando que ele  teve, há pouco, encontro com o governador Eduardo Campos (PSB) no Palácio do Campo das Princesas, mas não tratou da prévia do PT ontem no Recife.  Diz que o encontro serviu apenas para os dois conversarem sobre a agenda da política nacional e o cenário eleitoral no Estado.
Tem assessor ou polí­tico que acha que a Imprensa é bobinha. Que ridículo!
BlogdoSertão

CARNAÍBA VOLTA A SER DESTAQUE NACIONAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO


 
Carnaíba, no Sertão do Pajeú, terra do imortal Zé Dantas, parceiro de Luiz Gonzaga, voltou a ser destaque nacional na área de educação.

É que foi divulgada, recentemente, a lista dos municípios que atingiram as metas intermediárias de aprendizagem do ensino fundamental – “Todos pela Educação” – e Carnaíba foi um deles.

Por seu destaque na área de Educação, o município foi apontado como modelo educacional em Pernambuco veiculado há poucos dias.

O município é governado pelo médico José de Anchieta Patriota, cuja administração é aprovada pela da população.

BlogdoSertão

No Recife, C.E.S.A.R. abre inscrições para programa de estágio


reprodução

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.) está recebendo currículos para o programa de estágio do segundo semestre de 2012. Os estudantes selecionados vão trabalhar com desenvolvimento e testes de software.
Os candidatos às vagas de estágio devem estar cursando a partir do 5º período dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia ou áreas afins, além de ter conhecimento em fundamentos de Ciência da Computação (algoritmos, estrutura de dados, orientação a objetos); conhecimento em Linguagem de Programação Java ou C ou C++ ou C#; inglês intermediário e disponibilidade para estagiar seis horas diárias (30h semanais).
O número de vagas vai variar de acordo com a quantidade de inscritos e o perfil dos interessados, de acordo com o C.E.S.A.R.. A remuneração inclui bolsa compatível com o mercado, vale refeição ou alimentação, plano de saúde, plano odontológico e vale transporte
O interessado pode cadastrar o currículo até o dia 3 de junho,
G1

Em mutirão, TJPE pretende fazer 1,3 mil audiências sobre seguro DPVAT


reprodução

Começa nesta segunda-feira (21) e vai até a sexta (25) o novo mutirão promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que pretende realizar 1,3 mil audiências de conciliação sobre o seguro DPVAT, benefício obrigatório concedido a quem sofre acidente automobilístico. As audiências vão acontecer no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no bairro da Joana Bezerra, no Recife.
Serão atendidos os cidadãos que receberam a comunicação do TJPE para solucionar seus processos durante o mutirão, que contará com a participação de conciliadores, peritos, médicos e advogados. A expectativa da Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro, é de que os pagamentos resultantes de acordos realizados no mutirão sejam realizados em até trinta dias.
De acordo com o TJPE, toda pessoa que sofre um acidente de trânsito - seja pedestre, passageiro ou motorista - tem direito ao seguro DPVAT, mas a indenização só é paga em caso de morte, invalidez permanente ou necessidade de reembolso de despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.
Apesar da solicitação para recebimento do DPVAT ser gratuita - no caso do Recife, pode ser feita em 18 endereços autorizados pela Seguradora Líder - e dispensar o processo judicial, muita gente recorre à Justiça para isso, tornando o processo mais demorado. De acordo com a seguradora, isso acontece por desconhecimento do acidentado ou de seus familiares. Em média, a solicitação feita diretamente à seguradora leva 30 dias para ser concluída, enquanto o processo judicial costuma ser finalizado em 4 anos.
A seguradora reforça que, a contar da data do acidente, vítimas ou parentes têm tres anos para solicitar os benefícios do seguro DPVAT.
G1

Concursos com inscrições abertas somam 24,6 mil vagas


Pelo menos 109 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (21) e reúnem 24.623 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo).
Só no governo de Tocantins são 6.352 vagas. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Os órgãos que abrem as inscrições nesta segunda-feira são os seguintes: Empresa Gerencial de Projetos Navais, Fundação Municipal Irene Siqueira Alves (FunGota), Prefeitura de Artur Nogueira (SP), Prefeitura de Augusto de Lima (MG), Prefeitura de Curvelandia (MT), Prefeitura de Formoso do Araguaia (TO), Prefeitura de Jambeiro (SP) e Prefeitura de Sinop (MT).

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

G1

Saúde de Pernambuco prorroga inscrições para seleção de 60 vagas



São 22 vagas para médicos pediatras, 29 para médicos tocoginecologistas, 3 para médicos neurologistas, 3 para médicos cirurgiões gerais, 2 para médicos neurocirurgiões e 1 para médico intensivista adulto.


Os profissionais vão trabalhar nos hospitais HEMOPE, Hospital Regional do Agreste (Caruaru) e Hospitais Regionais: Dom Moura (Garanhuns), Ruy de Barros Correia (Arcoverde), Inácio de Sá (Salgueiro), Emília Câmara (Afogados da Ingazeira) e Professor Agamenon Magalhães – HOSPAM (Serra Talhada).


A jornada de trabalho será em regime de plantão, sendo um plantão de 24 horas semanais ou dois plantões de 12 horas semanais.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de junho. Não há cobrança de taxa de inscrição.
Os candidatos devem enviar ou entregar o formulário de inscrição na Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, localizada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519. Também é preciso apresentar cópia RG, CPF, diploma ou Declaração de conclusão do curso de Medicina emitida por instituição reconhecida pelo MEC, carteira do conselho regional de medicina e declaração de inscrição, comprovação de experiência mínima de seis meses, comprovação de residência e cópias de todos os certificados, certidões, comprovantes e declarações a serem pontuados na avaliação curricular.
A seleção dos candidatos será feita por análise curricular.
Os aprovados serão contratados por um prazo de 24 meses.
G1

domingo, 20 de maio de 2012

Justiça quebra sigilo bancário e fiscal de ex-presidente do TJ-SP


Vianna Santos, já falecido, e sua mulher são

investigados por suposta venda de sentenças


A Justiça decretou nesta sexta-feira, 18, a quebra do sigilo bancário e fiscal do desembargador Antonio Carlos Vianna Santos, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Vianna Santos ocupou o cargo em 2010 e morreu em 26 de janeiro de 2011, no exercício da função. A devassa é extensiva à advogada Maria Luiza Pereira Vianna Santos, viúva do magistrado. Ambos tinham conta conjunta.
O juiz Adriano Marcos Laroca, da 8.ª Vara da Fazenda Pública da Capital, autorizou o acesso aos dados confidenciais do desembargador e de Maria Luiza, acolhendo integralmente os termos do requerimento apresentado pelo Ministério Público, que investiga suposto esquema de venda de sentenças na gestão Vianna Santos como mandatário máximo do TJ paulista, maior corte estadual do País.
A investigação é conduzida pela Procuradoria Geral de Justiça. Relatos indicam que lobistas, empresários e advogados tinham trânsito livre na cúpula do TJ.

Estadão

NOVO VOO LIGA PERNAMBUCO A 63 DESTINOS EM 29 PAÍSES


 
Viajar do Recife para os Estados Unidos, México, Canadá, Peru e vários outros países ficará mais fácil a partir do próximo mês. Nesta sexta-feira (18), a Copa Airlines e o Governo de Pernambuco anunciaram para o dia 23 de junho o início das operações do voo Recife-Cidade do Panamá. A rota marca também a estreia da companhia panamenha ao Nordeste brasileiro.

A expectativa da Copa Airlines e do Governo é impulsionar o turismo internacional no estado. “É mais uma empresa de operação global que enxerga o potencial econômico que está em Pernambuco e no Nordeste. Essa escolha pelo nosso estado ajuda a consolidar um ramo interessantíssimo para a integração de fronteiras do turismo latino-americano, como o Caribe, a Pernambuco”, discursou o governador Eduardo Campos, durante o evento realizado no Palácio do Campo das Princesas.

Com o novo voo, Pernambuco estará conectado a 62 destinos em 29 países em todo o continente americano e no Caribe. Inicialmente, serão quatro freqüências semanais. A viagem entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre e o Aeroporto Internacional de Tocumen dura pouco mais de sete horas. No Panamá, o turista não precisará fazer um novo check-in, passar pela alfândega ou pela imigração e a bagagem será despachada automaticamente para o destino final da viagem.
O modelo de avião escolhido para a rota é o Boeing 737-700, com capacidade para 124 passageiros, sendo 12 na Classe Executiva. O embarque do Recife acontecerá todas as segundas, terças, sextas e domingos à 1h47. A volta poderá ser feita nos mesmos dias, no horário de 15h26. Da capital panamenha, o viajante terá conexões imediatas para os Estados Unidos, Venezuela, República Dominicana, Equador, México, Colômbia, Bahamas, Canadá, Cuba, Jamaica, Curaçao, entre outros destinos.

“Esse será o primeiro voo direto para a América Central e a nossa preocupação é conectar Pernambuco com o resto da América Latina de uma forma mais rápida e econômica”, disse o diretor de vendas da Copa Airlines, Adolfo Sen. A empresa preparou um pacote promocional para o início das suas atividades no Recife com voos que vão de US$ 381 (Caracas, Venezuela) até US$ 840 (Kingstom, Jamaica). Para os Estados Unidos e Canadá, os preços ficam entre US$ 700 e US$ 800 por trecho.

A nova rota também significa economia no tempo das viagens. Hoje, a maioria dos turistas nordestinos que buscam os Estados Unidos e a Europa tem que voar cerca de três horas até São Paulo ou Rio de Janeiro, gastar mais duas ou três horas esperando a conexão, para depois fazerem o caminho inverso em direção ao Hemisfério Norte.
Recife é o primeiro destino da Copa Airline no Nordeste. Até a decisão pela capital pernambucana foram seis meses de negociação com o Governo do Estado. Antes mesmo do início das operações, a companhia já pensa em operar voos diários. “Pernambuco tem um crescimento acelerado e Recife já está entre as 65 cidades de economias emergentes do mundo”, disse, confiante Sen, que espera ter, no mínimo, 70% a 80% das 124 vagas ocupadas já nas primeiras viagens.

Para dar sustentabilidade econômica à nova rota, Pernambuco fará ações de divulgação em toda a América Central. O secretário de Turismo, Alberto Feitosa, destacou a importância da companhia para impulsionar a movimentação de turistas no estado. “Hoje, Pernambuco já é um destino muito procurado pelo turista brasileiro, com 2,5% acima da média nacional. Com as ofertas dos voos da Copa queremos atingir ou até superar a meta de 10% para o turismo internacional.” (Fotos: Aluísio Moreira/ SEI)

 blogdosertão

Seca no Sertão, até quando???


reprodução - internet
A seca que destrói lavouras e reduz o rebanho dos agricultores no semiárido, já é considerada a pior dos últimos 30 anos. Hoje, 749 municípios do semiárido estão em estado de emergência. A Bahia enfrenta uma das situações mais graves, com 214 municípios - dos 417 - nessa situação. A Paraíba tem 172, o Rio Grande do Norte, 140 e o Piauí 112. Pernambuco tem 62, Alagoas 28, Sergipe e Ceará 20 cada um. O Maranhão tem um.

Na próxima Quarta-feira, 23, o Governo do estado será transferido para o município de Poço Redondo. De lá o governador Marcelo Déda anunciará medidas para socorrer os sertanejos da longa estiagem.

E o pior de tudo isso que o problema não é de agora, há anos se arrasta essa questão da estiagem no Nordeste. Luiz Gonzaga, rei do baião, em 1953 já fazia música pedindo solução para o problema junto aos políticos, mas, infelizmente, 59 anos se passaram e nada foi feito. Só esmola, paliativos e mais nada.

 Vozes da Seca (Zé Dantas e Luiz Gonzaga)

 Seu doutô os nordestino têm muita gratidão
Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão
Mas doutô uma esmola a um homem qui é são
Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão
É por isso que pidimo proteção a vosmicê
Home pur nóis escuído para as rédias do pudê
Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê
Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê
Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage
Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage
Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage
Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage
Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão
Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação!
Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão
Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos 



Aninha Mendonça