quarta-feira, 13 de junho de 2012

Diário da Dilma, mês de maio


reprodução-web



PUBLICADO NA EDIÇÃO DE JUNHO DA REVISTA PIAUÍ
1º de maio ─ Não deu para emendar o feriadão. Na falta do que fazer, decidi azucrinar os bancos. Mamãe não resiste ao Bottini do Shoptime e só esse mês já comprou três frigideiras do George Foreman. Vai tudo para o cheque especial e quem paga os juros é a filhinha aqui.

2 de maio ─ Quando pensam que minha criatividade acabou, eis que demito um ministro interino. Pelas minhas planilhas, só falta demitir um suplente para ticar todas as categorias. Espero que esse Brizola Neto me ajude a mexer na internet. Ando tão defasada.
E não é que deu certo? Atendo o telefone e uma mocinha pergunta se pode estar falando com a dona Dilma Vânia. Digo que sou eu. A moça se oferece para negociar as taxas do meu empréstimo consignado… Digo que ligo mais tarde. Vou consultar o Guido.

3 de maio ─ Patriota veio me dizer que passei um pito na embaixadora da Colômbia por engano. A moça falava um português impecável, achei que fosse da minha equipe. Tive de passar um pito no Patriota.

“Veta, Dilma”, “Veta, Dilma”, só se fala nisso. Na hora de deixar o carro na garagem ou descartar sacola plástica o povo reclama.

4 de maio ─ Lula passou o dia ligando para fazer trocadilhos porque mexi na poupança. Esse homem não tinha um instituto para tocar? Mexi, sim, e daí? Muita gente quis fazer, mas não fez. Conosco não tem enrosco! E olha que a imprensa nem falou mal. Dilminha está se saindo melhor do que a encomenda!

5 de maio ─ Vou apagar essas fotos do meu computador. Fiquei assustada com esse episódio da Carolina Dieckmann.

6 de maio ─ Depois desse bafafá, estou curiosa para comer a tal galinhada. Mandei um ofício para o Kassab exigindo a receita.
Esse novo presidente da França deveria bater o pé para ser chamado de socialisto.

7 de maio ─ Chega segunda-feira e o Crivella vem me falar de tainhas. O pior é que não dá para mandar o homem para as profundezas do inferno. Que saudade do Luiz Sérgio. O bigode era péssimo, mas o homem era mais silencioso do que uma tilápia.

Sérgio Cabral fez troça com a tintura de cabelo do Lobão. Mandei cortar os repasses do PAC.

Lembrete: não autorizar viagens do Ministério de Minas e Energia para a França. Ontem vi a companheira do francês na tevê. Podre de chique. Melhor não arriscar contato com o Lobão. Seria ruim para mim e para o socialisto.

8 de maio ─ Estava conversando com minha prima de Belo Horizonte e ela me deu um toque legal. Não posso usar aquela meia-manga nos blazers. Deixa meu braço mais curto, péssimo! Acho que vou pedir para a Helena Chagas convocar uma conferência de moda aqui no Palácio. A gente diz que é para estimular a indústria da moda, combater a crise. Quero convidar a Glorinha, a Constança e a Lilian Pacce. Como quem não quer nada, peço uns palpites.

9 de maio ─ Gleisinha me apresentou a esse negócio de nail art. Trouxe uma moça aqui em casa para pintar estrelinhas do PT nas minhas unhas. Ficou uma graça.

Durou pouco. Levei um passa-fora de mamãe, que já veio com a acetona e me obrigou a apagar tudo. “Isso é coisa de adolescente deslumbrada!”, parecia até uma gralha. Como faço para me emancipar?

10 de maio ─ Adoro essas cozinhas contemporâneas que ficam integradas à sala. Mas aqui no Palácio é tudo antiquérrimo. Mamãe preparou a galinhada para o pessoal da Comissão da Verdade e ficou isolada na cozinha. Mandei a Gleisi pesquisar se tem que abrir licitação para contratar um decorador.

11 de maio ─ Assisti um pirata inteiro de Homeland. Bárbaro! Ficamos eu e o Patriota até tarde vendo a série. Ele achou tudo muito verossímil!

12 de maio ─ Por falar em assistir: o que é esse Lacombe da Globo? Respondo: uma via real do pecado. Ontem ele apareceu fazendo ginástica. Parecia um replicante sensual de Blade Runner. Apesar de serem sete e meia da manhã, senti um calor que nem sei. Se não me apoio, caio no chão.

13 de maio ─ Brasil Carinhoso. Eu <3 João Santana.

14 de maio ─ Sarney disse que tem a receita para a crise europeia. Quer encontrar a Merkel e o socialisto para apresentar o Plano Cruzado. Aguento?

15 de maio ─ Quem esses prefeitinhos pensam que são para vaiar Dilminha? Dá vontade de torrar todos esses royalties na H. Stern. Só de birra.

Meti o dedo na cara do Paulo Ziulkoski e soltei: “Meu querido, tenho popularidade de 64% e sou a segunda mãe mais poderosa do mundo. Comporte-se direito ou vai ficar sem sobremesa!”

Nota: Bem que o João Santana vive dizendo para eu não falar de improviso.

16 de maio ─ Passou um filme na minha cabeça durante a posse da Comissão da Verdade. Tô virando manteiga derretida.

Fiz um chá dançante para os ex-presidentes lá em casa só com músicas do Geraldo Vandré. O Sarney queria tocar Mercedes, mas eu disse que a noite era da MPB. Essa coisa de congraçamento é muito bonita. Senti uma paz boa por dentro. Pensei até em pedir que todos se dessem as mãos para cantarmos aquela canção tão bonita baseada na oração de são Francisco, mas me segurei em respeito ao Fernando Henrique, que é ateu.

O Lula não parou de falar um segundo e ainda trouxe uma quentinha. Passei um pito nele. Em festa que tem caviar não se leva sanduíche.

E nem cigarros aromáticos, viu FHC?

17 de maio ─ Ainda bem que a ideia dessa CPI não foi minha. Quem pariu Mateus que o embale! O Vaccarezza precisava fazer aquilo? Bilhetinho para o Serginho, cheio de mumumu e mimimi? Para o Serginho fica aquela frase de Casablanca: sempre haverá Paris…

18 de maio ─ “Hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discussão.” Acordei com essa música na cabeça. Impressionante como uma letra pode mudar de sentido com o passar dos anos. Nunca imaginei que cairia feito uma luva para mim.

19 de maio ─ Menina, fiquei impressionada com esse IPO do Facebook. Mamãe, que continua enforcada no cheque especial, conseguiu comprar sete ações. Amém.

20 de maio ─ Essa Xuxa, sinceramente. Liguei para a Ideli na hora para a gente comentar a entrevista. Não sei, não… Aquele negócio de ter filho com o Michael Jackson. Alguém acredita? Parece aquela história de nunca antes neste país…

Ainda bem que o Lacombe apareceu depois para comentar a rodada.

22 de maio ─ Será que o Sérgio Cabral vem para a Rio+20?

23 de maio ─ Ai, meu Jesus Cristinho! As ações do Facebook caíram 18%. Mamãe está desconsolada porque tomou dinheiro emprestado para comprar as sete ações dela. Já disse: vai ter de vender a furadeira Black&Decker com 500 watts de potência que ela arrematou ontem de madrugada na promoção do Bottini.

24 de maio ─ Paula me deu um box com a primeira temporada de Smash. Disse para eu me inspirar nos looks da Anjelica Huston. Comprei um guia de viagens para mamãe. Vamos ver se ela se manca.

25 de maio ─ O Fernandinho até melhorou depois que o Kamura cortou o cabelo dele. Esse japonês é um artista! Vamos ver agora a repercussão. Tá fraco de voto o menino!

26 de maio ─ Engordei 2 quilos. Essa briga com a balança me estressa. Vou fazer aquela dieta de cortar todos os carboidratos. Descobri um site inglês que é o máximo! Você manda seus dados, paga uma merreca e eles indicam a dieta. Tenho uma amiga no Itamaraty que fez e perdeu 5 quilos. Quem me dera…

Augusto Nunes-Veja

terça-feira, 12 de junho de 2012

Miriam Lacerda será candidata a Prefeitura de Caruaru-PE



A oposição confirmou para o dia 30 a convenção do DEM que homologará a candidatura de Miriam Lacerda à Prefeitura do município de Caruaru.

Benone Leão

Comissão de Ética abre processo contra Pimentel por uso de avião


   
A Comissão de Ética da Presidência decidiu nesta segunda-feira (11) abrir procedimento para investigar a viagem do ministro Fernando Pimentel em avião fretado pelo empresário João Dória Jr, presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais).

Em outubro de 2011, Pimentel estava na Bulgária, em comitiva presidencial, antes de embarcar para Roma, onde palestrou em evento do grupo.

A viagem do ministro à Europa começou em 1º de outubro de 2011, quando ele chegou à Bulgária na comitiva da presidente Dilma Rousseff. Cinco dias depois, foi para Roma no avião fretado e, no dia 7, palestrou em seminário do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), de Dória Jr. No dia 8, pegou voo comercial, custeado pela União, para voltar ao Brasil. O caso foi revelado pelo site "Terra Magazine".

Pela semana de trabalho na Europa, o ministro recebeu R$ 5.593 em diárias para despesas de hospedagem e alimentação.

Em maio, a Folha apurou que o Pimentel omitiu ter pego carona em avião fretado pelo empresário. Relatório público de despesas disponível no site do ministério afirma que o trajeto de Sofia (Bulgária) a Roma foi feito em "veículo oficial", e não em avião privado.

O documento contraria a versão do ministro, que diz ter consultado a Comissão de Ética Pública da Presidência antes de aceitar a carona. O uso do avião fretado também não constou da agenda pública de Pimentel.

Segundo o Código de Conduta da Alta Administração Federal, ele poderia participar de seminários com remuneração e transporte pagos pelos organizadores, mas teria de tornar pública essa informação, o que não ocorreu.

O ministro e o empresário afirmam que a palestra foi gratuita. Eles dizem que Pimentel pegou carona porque não teria tempo hábil de, em avião de carreira, chegar a Roma para o evento.

KELLY MATOS-Folha

Comissão abre processo contra ex-ministro por caso das lanchas


reprodução-web

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também decidiu nesta segunda-feira (11) abrir procedimento para investigar a conduta do ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin sobre a compra de 28 lanchas, no valor R$ 31 milhões, para o Ministério da Pesca.

No mês passado, os conselheiros decidiriam arquivar o processo contra a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobre o mesmo tema por falta de provas.

"Como foi arquivada a denúncia contra a ministra Ideli Salvatti, porque se configurou que os contratos foram feito anteriormente, sentimos no dever de abrir esse procedimento para apurar a conduta do ex-ministro", disse o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence.

A empresa beneficiada com a venda de lanchas afirma que recebeu de um diretor do ministério pedido de uma doação de R$ 150 mil para o Comitê Financeiro do PT de Santa Catarina.

KELLY MATOS-Folha

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Militares precisam de 'equipamentos de qualidade', diz Dilma


reprodução-web


reprodução-veb
reprodução-web
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (11) que as Forças Armadas precisam de "equipamentos de qualidade" e pessoal "adequadamente preparado e motivado".

Em cerimônia alusiva ao 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo --"Data Magna da Marinha"--, a presidente disse que os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma "exigência estratégica".

"Sabemos que nosso papel na preservação da paz depende da capacidade dissuasória do Brasil. A atuação das Forças Armadas neste processo [...] requer equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados, e pessoal adequadamente preparado e motivado. Diante dessa realidade, os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma exigência estratégica", afirmou a presidente na mensagem lida na cerimônia.

Dilma Rousseff disse ainda que o avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos vai resultar na construção do "almejado submarino com propulsão nuclear" e que os investimentos destinados a novos navios-patrulha vão propiciar "o aumento da presença do Estado nas águas jurisdicionais, onde se situa a maior parte das reservas de petróleo e gás".

KELLY MATOS-Folha


reprodução-web

ZÉ DIRCEU, NA MAIOR CARA DE PAU, QUER ESTUDANTES PRESSIONANDO STF NAS RUAS


reprodução-web


Um dos 38 réus do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil Zé Dirceu convocou os estudantes a saírem às ruas para defendê-lo durante o julgamento do processo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para iniciar no dia 1º de agosto.

Zé Dirceu participou no sábado (9) à tarde do 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Segundo ele, a partir de agora será “a batalha final”.

“Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia. Eu preciso do apoio de vocês”, disse o petista, acusado de ser o mentor e comandante do esquema do mensalão.

Mais de mil estudantes estavam no evento, realizado no auditório da Uerj.

Ao lado do ex-ministro do Esporte Orlando Silva, demitido pela presidente Dilma Rousseff após suspeitas de corrupção na pasta, Zé Dirceu disse para os jovens ficarem “vigilantes”:

“Não podemos deixar que este processo (do mensalão) se transforme no julgamento da nossa geração. Por isso, peço a vocês, hoje aqui, fiquem vigilantes. Não permitam julgamento político. Não permitam julgamentos fora dos autos (do processo). A única coisa que nós pedimos é o julgamento nos autos e que a Justiça cumpra o seu papel”.

redeimprensalivre

Lula é 'ex-presidente decadente', diz senador Álvaro Dias



reprodução-web

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse na manhã deste domingo (10), no Rio, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "decadente" e criticou a suposta tentativa do petista de interferir no julgamento do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O tucano criticou também o ex-ministro José Dirceu. O petista, em encontro da UJS (União da Juventude Socialista) ontem, pediu que a juventude proteste nas ruas pedindo a absolvição dos acusados no processo do mensalão, grupo do qual faz parte o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula.


"O Supremo Tribunal Federal não será derrubado. Durante a ditadura, cassaram mandatos, fecharam o Congresso, mas não derrotaram o Supremo. Não é agora que um ex-presidente decadente irá derrotar o Supremo Tribunal Federal, que haverá de realizar um julgamento sério, rigoroso, para colocar na cadeia aqueles que lá devem estar. E não pelas ruas do país pedindo o apoio da nossa juventude", disse o senador.

Durante encontro dos estudantes ontem no Rio, segundo o jornal "O Globo", Dirceu chamou o julgamento de "a batalha final" e criticou também a imprensa.

"Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia. Eu preciso do apoio de vocês", disse ele, segundo "O Globo".

Para Dias, "os estudantes têm que ir para as ruas em defesa do Brasil e não dos mensaleiros".

ITALO NOGUEIRA - Folha

Reajuste de soldos das Forças Armadas ficará para 2013, informa Defesa




reprodução-web

O reajuste dos soldos dos militares das Forças Armadas, esperado para ser concedido em julho, vai ficar para o ano que vem. A informação é do chefe de gabinete do Ministério da Defesa, Ari Machado. Ele confirmou, em agenda interna da pasta, a existência de estudos no Ministério do Planejamento sobre o reajuste, mas disse que a comissão da Defesa que os acompanha já descarta a possibilidade de eles serem concluídos de modo a garantir o aumento este ano.

Machado deu as informações em audiência com dirigentes das associações dos Militares da Reserva Remunerada, Reformados e Pensionistas das Forças Armadas (Amarp-DF) e de Praças das Forças Armadas (Aprafa). Procurado pelo DIA, o Ministério da Defesa confirma a existência de estudos, mas diz não ter previsão de data para entrada em vigor do aumento e nem o índice.

Com isso, não descarta nem confirma que o aumento será concedido em 2013. “Falamos com o chefe de gabinete durante 25 minutos sobre a situação dos nossos soldos, muito aquém dos demais servidores federais e até mesmo dos policiais militares do Distrito Federal”, contou o presidente da Amarp-DF.

MARCO AURELIO REIS - O Dia