quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Governador da Paraíba inaugura nesta terça sede da Guarda de Reserva

reprodução / internet

O governador Ricardo Coutinho (PSB) nesta terça-feira (1) a sede da Guarda Militar de Reserva. O prédio fica localizado na Rua da Areia, no Centro de João Pessoa e a solenidade está marcada para ter início às 16 horas.
A Guarda de Reserva foi criada pelo governador com o objetivo de reforçar a segurança do Estado. Ela é formada por militares que integram a reserva remunerada da polícia.
Na época de sua criação o governador disse que além de servir para reforçar a presença da Polícia Militar nas ruas, a Guarda de Reserva também servirá para evitar que policias reformados arrisquem suas vidas em atividades não regulamentadas. Pois de acordo com ele, para reforçar os orçamntos familiares, muitos Pms se arriscam em outros trabalhos.

JornalParaiba



Guarda Militar Estadual de Reserva vai reforçar segurança

Nas próximas semanas o aparelho de segurança da Paraíba será reforçado com a atuação da Guarda Militar de Reserva – unidade formada por militares que hoje se encontram na reserva e que, em muitos casos, vêm sendo obrigados a colocar suas vidas em risco em atividades não regulamentadas com o objetivo de reforçar seus orçamentos familiares, conforme ressaltou o governador Ricardo Coutinho no final da tarde desta quinta-feira, 21.
Durante solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados realizada no Centro de Ensino da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, Ricardo informou que a Guarda Militar de Reserva entrará em campo não somente para realizar um trabalho complementar, mas também para contribuir com o processo de retomada de espírito público da segurança na Paraíba.
“Nós criamos a Guarda Militar de Reserva, que fará um trabalho não somente complementar, mas um trabalho militar, trazendo oficiais e praças que hoje estão na reserva e que muitas vezes têm que fazer um determinado bico, colocando até a própria vida em risco, havendo oportunidades em que até se perde a vida em trabalhos não regulamentados”, observou.
Enfatizando a determinação do Governo do Estado de reforçar a presença da Polícia Militar nas ruas, ele acrescentou: “Para isso precisamos suprir os espaços que estão hoje sendo ocupados por policiais militares, quando estes poderiam estar nas ruas, cumprindo outras tarefas e se aproximando cada vez mais da população, no seu local de moradia ou no seu local de trabalho”.
Na solenidade de formação dos novos militares, o governador foi homenageado com a escolha do seu nome para denominar a turma de concluintes (“Turma Governador Ricardo Coutinho”), formada por 66 novos soldados que iniciaram o curso no dia 6 de outubro de 2010, pagaram 32 disciplinas, dentre elas Direitos Humanos, Tiro Defensivo, Doutrina de Policiamento Ostensivo, Introdução à Sociologia e Psicologia Aplicada, e frequentaram a sala de aula durante 1.170 horas, sendo a última aula realizada no dia 15 de julho deste ano.
Presidida pelo comandante da PM, coronel Euller Chaves, e pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a solenidade lotou o pátio do Centro de Ensino de militares, dos familiares dos novos soldados e de autoridades que ouviram do governador Ricardo Coutinho uma breve prestação de contas do esforço que o Estado está fazendo para devolver ao povo da Paraíba uma condição mínima de tranquilidade e de paz.
Ele lembrou as promoções de militares realizadas no mês de abril; anunciou para as próximas semanas as promoções referentes a dezembro do ano passado e a um outro quantitativo que estava em aberto e que agora será regularizado, e informou que ainda neste ano de 2011 será realizado um novo curso de formação de soldados.
“O Estado, apesar da sua crise financeira, está contratando 250 novos policiais. Em abril contratamos 150 policiais civis, vamos contratar mais e vamos abrir outra turma de formação de soldados ainda este ano, para que possamos formar mais 350 novos soldados, além dos Cursos de Formação de Sargentos e de Oficiais”, observou.
 “Estamos investindo para dotar as Polícias de melhores veículos, de melhores armas, de melhores equipamentos de proteção individual”, continuou o governador, salientando que o investimento para a formação da turma concluinte do Curso de Formação de Soldados superou a casa dos R$ 1.500.000,00, fora o impacto na folha de salários que o Governo haverá de ter com a contratação dos novos policiais.
“Tem coisas da vida que não pode esperar por determinado equilíbrio, porque temos que avançar. Temos índices de criminalidade que são inaceitáveis e que exigem do Governo e das Polícias todo o esforço possível para que os agentes que promovem o descontrole sejam retirados de circulação. As Polícias têm trabalhado muito, e até em condições que não são as mais adequadas, mas o trabalho que vem sendo feito, com prisões, com apreensões de drogas, com desmantelamento de quadrilhas, prisões de assaltantes, vem resgatando a imponência dessa corporação frente à criminalidade e à marginalidade”, comentou.

Parlemento PB

Estado da Paraíba abre 6 mil vagas para cursos profissionalizantes

Inscrições têm início na terça-feira (1). Anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) nesta segunda-feira (31).

O governador Ricardo Coutinho (PSB) nesta segunda-feira (31) que o Estado está abrindo 6.162 vagas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi sancionado na última semana pela presidente Dilma Rousseff (PT). Os interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira (1).
O Pronatec oferece 17 cursos: agricultura familiar, padeiro, jardineiro,vendedor, costureiro, pescador artesanal, aquicultor, desenhista de topografia, operador de supermercados, marceneiro, operador de computador, torneiro, garçom ,manicure e pedicure, torneiro mecânico e soldador. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de novembro, e os cursos serão aplicados entre os dias 21 de novembro a 10 de fevereiro.
As vagas são destinadas a estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Ricardo informou que os beneficiários do programa Bolsa Família que concluírem os cursos poderão receber uma bolsa correspondente ao 13º salário.
"Queremos dar as condições para que as pessoas se capacitem e possam ganhar mais e manter suas famílias exercendo uma profissão e ultrapassando a necessidade do auxílio mensal”, explicou o governador durante su programa semanal de rádio nesta segunda-feira.
Para se matricular, os documentos necessários são: declaração da escola onde está matriculado, cópia do boletim escolar, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família para quem é beneficiário do programa. Maiores informações e detalhes dos locais de inscrição podem ser obtidos pelo telefone             (83) 3218-4039      .

JornalParaíba

Atlas vai apontar força dos ventos na Paraíba

reprodução / internet
Conforme o coordenador do trabalho, professor Maurício Beltrão, previsão é que, até o segundo semestre de 2012, as análises sejam concluídas e os resultados, apresentados.

Em 2012, as empresas que trabalham com geração de energia a partir das forças dos ventos terão mais um motivo para investir na Paraíba. Com investimentos de R$ 2,6 milhões, está sendo elaborado um Atlas Eólico do Estado que irá apontar os locais onde pode haver melhor aproveitamento energético.
Conforme o coordenador do trabalho, professor Maurício Beltrão (da Universidade Federal de Campina Grande) a previsão é que, até o segundo semestre de 2012, as análises sejam concluídas e os resultados, apresentados.
A Paraíba já possui em funcionamento dois parques de geração de energia eólica em Mataraca, no Litoral Norte, uma termoelétrica em João Pessoa, além do parque eólico no município de Alhandra e da termoelétrica de Campina Grande, que depende de uma audiência pública para começar a funcionar.
O professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Heber Gomes, acredita que estes novos empreendimentos são importantes passos dados no Estado.
“Acredito que estamos indo no caminho certo. Este processo (de ampliação das fontes de geração de energia alternativa) não é muito acelerado porque são tecnologias que ainda estão em fase de adaptação", comenta.

JornalParaíba

Brasil é o terceiro país que mais tem internautas

reprodução / internet
O Brasil passou a Alemanha em números de usuários ativos de internet (que acessam a rede ao menos uma vez no mês) no mês de setembro. O país chegou a 46,3 milhões de usuários e assumiu a terceira colocação entre os países que têm mais usuários de internet.
Só perde para  Japão e Estados Unidos.
De acordo com a empresa Ibope Nielsen Online, entre os nove países líderes dessa lista, o Brasil foi o que cresceu mais neste ano. O país saltou de 42,7 milhões de internautas ativos em janeiro deste ano para 46,3 milhões em setembro, uma alta de 8,3%.
A Austrália, que é o nono país em número de internautas, foi a segunda que mais cresceu (5,3%), seguida pela Itália, a sétima da lista, que teve variação de 5%.
De acordo com a pesquisa, os Estados Unidos reúnem 203,4 milhões de internautas, contra 62,3 milhões de usuários ativos de internet no Japão. Nesses países, o crescimento ocorre de modo bem mais lento: a variação de internautas nos Estados Unidos foi de 2,8% neste ano, enquanto no Japão o crescimento foi de 0,3%.
A empresa diz que “o maior crescimento do número de usuários ativos no Brasil vem ocorrendo em residências”. Entre setembro de 2009 e setembro de 2011, a variação foi de 37%, passando de 27,7 milhões para 37,9 milhões.
Hoje, 58 milhões de brasileiros moram em uma casa com acesso à internet. Para se ter uma ideia, há exatos dez anos, em setembro de 2001, esse número era de apenas 12 milhões. 
Correio-PB e IG

Ricardo Coutinho recebe grupo de empresários do Haiti

reprodução / internet

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho recebe nesta segunda-feira (31), uma delegação de empresários do Haiti. A reunião será às 16h30, no Salão Rosa do Palácio da Redenção, e contará com representantes de entidades importantes do segmento comercial, como Fiep (Federação das Indústrias da Paraíba), CDL (Câmara de Dirigentes Logístas), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e Serviços), Sinduscon - PB (Sindicato Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado da Paraíba) e de algumas indústrias com perfil de investimento.
Pelo governo do Estado, estarão também presentes na reunião o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jacome, a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, e o secretário executivo de Indústria e Comércio, Marcos Procópio.
O objetivo é discutir a exposição sobre as possibilidades e o cenário comercial daquele país, linhas de financiamento por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e acordos bilaterais entre a Paraíba e o Haiti. "Esta reunião é fruto da missão comercial de Cuba, onde o governador Ricardo Coutinho encontrou-se com o cônsul do Haiti, naquela ocasião. As missões de relacionamento internacionais são muito importantes para a atração de investimentos entre os países. Os haitianos têm interesse em prospectar empresas paraibanas que exportam”, adiantou Wilbur Jacome.
Correio-PB

Pacientes de câncer no SUS em SP comentam tratamento de Lula

reprodução / internet
reprodução / internet

G1 visitou o Instituto do Câncer, considerado modelo de atendimento.
Ex-presidente é tratado em hospital particular, o que levantou polêmica.




A divulgação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe e começou poucos dias depois o tratamento no hospital particular Sírio-Libanês, em São Paulo, fez com que muitos críticos o atacassem, sugerindo que deveria usar o atendimento público de saúde, o SUS. Em redes sociais como o Facebook e o Twitter, o tema gerou discussões e forte polêmica e questionamentos sobre a qualidade do serviço público. O assunto chegou a se tornar um dos mais populares no Twitter.
Para pacientes com câncer que recebem tratamento pelo SUS no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o debate não faz tanto sentido, e Lula poderia, sim, receber tratamento no hospital, que é referência nacional em oncologia.
G1 visitou nesta terça-feira (1º) o Icesp e conversou com médicos, enfermeiros e pacientes que fazem tratamento no hospital. Os 12 pacientes ouvidos elogiaram o Icesp, e alguns chegaram até a indicar o tratamento público para o ex-presidente.
"Lula poderia vir aqui sem problemas", disse Valdenor Pereira, que passava por tratamento de acupuntura para aliviar dores. "Se eu fosse milionária, talvez fosse para um hospital particular também, mas o atendimento aqui é muito completo, muito atencioso", disse a paciente Julieta Aparecida, que passa por tratamento de reabilitação. "Eu me sinto muito segura", complementou.
O atendimento ali "é irrepreensível”, segundo Eros Grigolli, paciente de câncer no fígado que fazia quimioterapia. "É o melhor serviço público que já vi. Recomendaria para Lula", disse. O paciente Juscelino dos Santos, também da quimioterapia, tinha opinião parecida. "Aqui é um bom lugar", disse.
Grigolli e Santos concederam entrevista em uma sala para pacientes receberem quimioterapia, onde oito pessoas são tratadas simultaneamente. Em todas as áreas do hospital visitadas peloG1, os pacientes recebiam atendimento em ambientes coletivos, sem tanta privacidade quanto se pode ter em um hospital particular. "A única diferença entre os dois hospitais é que o particular tem tratamento de hotel", disse um funcionário que não quis se identificar.
Para a coordenadora de Oncologia Clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves, caso Lula tivesse optado por ser tratado pelo SUS, "ele teria as mesmas chances" de recuperação que tem no tratamento pelo Sírio-Libanês. "Nossos recursos são comparáveis", disse a médica.
Referência pública

O Icesp foi inaugurado em maio de 2008, após o investimento de R$ 270 milhões em obras e equipamentos, como o maior hospital especializado em câncer da América Latina. Todos os anos, cerca de 14 mil novos pacientes com a doença são tratados no hospital. Em média, 6 mil pessoas recebem atendimento mensalmente no local, que funciona em um prédio com 28 andares.

A equipe de reportagem acompanhou a chegada de pacientes, a passagem por diagnósticos por tomografia, o tratamento com quimioterapia e a reabilitação, onde os doentes fazem fisioterapia e recebem outros cuidados para poderem ter uma vida normal após o câncer.
Segundo Esteves, todo o atendimento oferecido ali é pago pelo SUS, sem custo para os pacientes. "Temos atendimento completo para os principais tipos de câncer, incluindo o de laringe", explicou. Segundo ela, o Icesp oferece atendimento completo, desde o diagnóstico de pacientes indicados a ele pela rede pública.
Segundo a médica, o Icesp realiza pesquisas regulares sobre o câncer e costuma perceber que seus dados relacionados aos resultados nos tratamentos de pacientes são equivalentes ao de hospitais do resto do mundo. A comparação levaria a crer que as chances de cura de um paciente, como o ex-presidente, são as mesmas de outros hospitais.
Ela explicou que não há uma estatística específica de tratamento de câncer de laringe no hospital. Tumores nesta parte do corpo respondem por cerca 2% dos casos de câncer registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que estima um total de 9.320 casos por ano em todo o país.
Durante a visita do G1 ao hospital público, foi possível conversar com pacientes que fazem quimioterapia e reabilitação, mas não havia nenhum recebendo tratamento para câncer na laringe. O hospital oferece tratamento com fonoaudióloga como parte da reabilitação de pacientes que têm perdas na voz por conta de câncer na laringe.
Gastos públicos

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (31), mesmo dia em que o ex-presidente se internou para dar início ao tratamento de quimioterapia, que o SUS vai aumentar em 22% os recursos para assistência a pacientes com câncer no país, atingindo R$ 2,2 bilhões no ano.

Segundo o ministério, o aumento deve ampliar e qualificar a assistência aos pacientes do SUS para os tipos mais frequentes de câncer: fígado, mama, linfoma e leucemia aguda. A projeção do governo é de chegar a 27,8 milhões de procedimentos médicos de oncologia no ano, sendo 94 mil cirurgias.
A doutora Esteves, médica no Instituto do câncer de SP, disse não poder afirmar que o tratamento do hospital em que ela trabalha é equivalente ao atendimento público oferecido no resto do Brasil. "O país é muito heterogêneo", disse.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os 26 estados e o Distrito Federal têm pelo menos um hospital habilitado para tratamentos em oncologia. O SUS, diz o governo, conta com 276 serviços especializados em tratamento de câncer, e estima-se que 490 mil novos casos tenham sido registrados no ano passado.
Preconceito e detecção

Durante o anúncio dos gastos do governo com o tratamento de câncer, o ministro Alexandre Padilha alegou ser importante superar o preconceito que existe com a doença. “O câncer tem cura”, disse Padilha.

Para a doutora Esteves, do Icesp, a visibilidade do tumor do ex-presidente Lula pode servir para divulgar melhor os tratamentos que existem contra o câncer e incentivar as pessoas a buscarem a detecção precoce de tumores. "O caso de Lula pode levar mais gente à clínica", disse, mencionando que é importante estar atento aos sintomas desde o princípio – e explicando que não há risco de excesso de pacientes procurarem o hospital sem necessidade.
Segundo o Inca, a detecção precoce do câncer de laringe, com atenção a sintomas (como rouquidão excessiva e dores persistentes na garganta) e comportamentos de risco (como fumar), é importante para garantir um tratamento eficaz contra os tumores.
Câncer de laringe (Foto: Editoria de arte/G1)