quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Balanço do Disque Denúncia em PE aponta 4,5 mil presos, em 11 anos

Em Pernambuco, o Disque Denúncia recebeu 360 mil ligações em 11 anos, prendeu 4.500 pessoas e apreendeu 2.500 armas. O Disque Denúncia é um serviço de combate ao crime, em operação em alguns estados no Brasil. O cidadão pode colaborar com informações que ajudem a diminuir o tráfico de drogas, na apreensão de armas e na prisão de foragidos da polícia.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (28), a coordenadora do serviço, Carmela Galindo, afirmou que não há como avaliar a veracidade da informação que chega ao banco de dados. “Ao fazer a denúncia, a pessoa recebe uma senha e pode acompanhar a investigação e depois a informação é repassada para a autoridade resolver o caso. Após o resultado de denúncia, ele volta para o denunciante e, só assim, é que pode se descobrir se a informação é verdadeira ou não, mas o importante é repassar toda e qualquer denúncia”, afirmou.

Ela apontou que os números são considerados altos e que o serviço recebe 200 ligações por dia, chegando a 37 mil no ano. “O nosso banco de denúncias é o maior do Norte e Nordeste e, com ele, já conseguimos retirar quase uma tonelada de drogas de circulação”.

Dentre os casos mais denunciados, estão o de porte ilegal de armas (24%), tráfico de drogas (20%), violência doméstica (12%) e poluição sonora (10%). Esta tem sido realizada em parceria com o Ministério Público estadual, com a campanha “Som sim, barulho não”, que também estimulou as denúncias. “Apesar do legislador tratar o problema como de menor potencial ofensivo, ela [poluição sonora] pode gerar um crime de proximidade, agressão ou homicídio”, disse.

Ela lembra que a denúncia de violência doméstica não precisa ser feita pela vítima. Qualquer pessoa que tiver conhecimento do fato pode ligar para o Dique Denúncia. Outro dado revelado pela coordenadora é que o trafico de drogas não acontece isoladamente. Geralmente, ele envolve outros crimes como porte ilegal de armas, grupos de extermínio, lavagem de dinheiro.

A partir de janeiro, o serviço funcionará 24 horas por dia. O Disque Denúncia Região Metropolitana e Zona da Mata Norte é o             (81) 3241-9595       e o do Agreste e Zona da Mata Sul é o             (81) 3719-4545      . O Sertão não conta com o serviço.

G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário