sábado, 14 de janeiro de 2012

Seca prejudica produção de grãos e causa morte de animais em PE

reprodução


Os agricultores do sertão de Pernambuco estão sofrendo com a estiagem. Os açudes secaram e falta alimento e água para o gado. O agricultor Moisés Nunes cultiva sorgo, milho e feijão na área de seis hectares na zona rural de Petrolina, em Pernambuco. A terra já deveria estar pronta para receber as sementes. “Sem chuva não dá para plantar”, lamenta.

Os peixes estão morrendo com os açudes secos e a terra rachada. Não é fácil encontrar os açudes repletos de água no sertão do Nordeste nesta época do ano. “Não temos água para os animais nem para tomar nem vazante para plantar”, avisa o agricultor José Bosco.

A cisterna da agricultora Gilvanete Santana, que está com a metade da capacidade de armazenamento, foi abastecida com oito mil litros de água na semana passada. Foi um alívio para a produtora que ainda sofre com a estiagem.

A vaca fraca pela falta de comida e bebida está isolada por não conseguir acompanhar os outros animais do rebanho. O criador Antônio Rodrigues, que perdeu toda a plantação de milho, percorre com os funcionários a caatinga em busca do mandacaru. A planta queimada jogada na terra tem sido a salvação.

GloboRural - G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário