terça-feira, 13 de março de 2012

Na hora do bolo de aniversário, recifenses declaram amor pela cidade

Prefeito João da Costa corta o bolo (Foto: Luna Markman/G1)Prefeito João da Costa corta o bolo de 475 kg
(Foto: Luna Markman/G1)
G1-PE
O tradicional corte do bolo de aniversário do Recife atraiu muita gente à Praça do Arsenal, na noite desta segunda-feira (12). No dia em que a capital pernambucana completa 475 anos, teve gente que chegou às 11h para ser o primeiro da fila e receber um pedaço do doce só depois das 19h.

Mas a pensionista Suely Machado teve um motivo especial: ela também é aniversariante - completou 56 anos hoje. Moradora do Vasco da Gama, Suely foi à Praça sozinha. Andando com ajuda de uma muleta por causa de três derrames que sofreu, pegou um ônibus e esperou pacientemente a hora da festa. "Gosto de tudo no Recife. E este é um momento muito alegre, meu e da minha cidade", declarou. Como presente de aniversário, ela pede mais educação e trabalho para os jovens. "Meu filho está preso. Se envolveu com drogas. Quero que a cidade ajude os adolescente a se afastarem desse caminho", falou.

Maria de Lourdes costumava ir com o pai à festa (Foto: Luna Markman/G1)Maria de Lourdes costumava ir com o pai à festa
(Foto: Luna Markman/G1)
Já a aposentada Maria de Lourdes Santos, 77 anos, sempre acompanhava o pai no aniversário do Recife - ele também comemorava idade nova nesta data. "Ele morreu há oito anos, com 102 anos. Essa festa só me traz lembrança boa", comentou.
Mas o que vai ficar na lembrança de algumas pessoas que estavam na festa será o cartaz do comerciário João Batista. É que ele errou na hora de escrever a idade do Recife: colocou 435 anos. Errou por 40 anos e levou muira gente aos risos. "Eu entendi errado. Quando cheguei aqui, uma mulher veio me dizer que estava errado. Aí passei a caneta por cima. Mas isso é de menos, o que vale é que eu amo o Recife", justificou.

Enquanto esperavam o corte do bolo, algumas pessoas fizeram questão de declarar ao G1 seu amor por várias facetas da cidade. "Eu amo o carnaval daqui", disse a estudante Tatiane Leite. "Eu gosto muito das praias", opinou Lindalva Oliverira. "As pontes são lindas", falou a faxineira Elizabete Silva.

Quem recebeu o primeiro pedaço de bolo das mãos de prefeito do Recife, João da Costa, foi Iolanda Soares, 91 anos, moradora do bairro de São José. Como presente, o prefeito comentou que ainda este mês será anunciado um conjunto de obras e projetos. "Não podemos adiantar, mas são ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade. Nós já estamos investindo em educação, saúde, infraestrutura, habitação, transporte, mobilidade urbana e sustentabilidade para preparar o Recife, para torná-lo umas das principais economias do Brasil", disse.
Show
A festa de aniversário continuou no Marco Zero, onde cerca de 40 artistas locais e nacionais se revezaram no palco para cantar música pernambucana. O show, intitulado "Recife em Canto", foi acompanhado por milhares de pessoas. Uma das apresentações mais esperadas foi o dueto entre André Rio e Emílio Santiago.

Emílio Santiago e André Rio cantam juntos na festa de aniversário do Recife (Foto: Luna Markman/G1)Emílio Santiago e André Rio cantam juntos na festa de aniversário do Recife (Foto: Luna Markman/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário