sábado, 15 de setembro de 2012

Quer abrir uma franquia? Confira linhas de crédito exclusivas oferecidas por bancos brasileiros



Em constante crescimento e com um faturamento de R$ 88,8 bilhões no ano passado, o setor de franquias não fica de fora das estratégias dos bancos. As instituições financeiras olham com atenção para esse segmento e ofertam linhas específicas de crédito para os franqueados. As linhas tradicionais também estão disponíveis para os clientes do setor.

Cuidados
A contratação de crédito exige cautela. Para o diretor da consultoria Francap, André Friedheim, a recomendação é usar capital próprio para abrir a primeira franquia. "É uma questão de foco nos negócios. O empresário precisa se concentrar em fazer o negócio dar certo. Se ele pegar crédito, vai ter mais uma preocupação e um compromisso para cumprir", afirma.

O uso do crédito, na avaliação de Friedheim, começa a ficar mais atrativo a partir da segunda unidade ou mesmo para reformar a primeira instalação. "Além das questões pessoais, o banco vai fazer a análise da rede e das taxas de retorno. E pode até pegar como garantia a própria operação da franquia", diz o consultor.

Se tornar cliente do banco onde a rede já tem convênio pode ser a melhor alternativa, mas a pesquisa para encontrar as melhores condições de crédito é fundamental antes da assinatura do contrato.


Confira algumas linhas de crédito oferecidas pelos bancos para franquias

BB Franquia
Programa criado para estimular e apoiar empresas do setor com uma série de linhas de crédito. Entre as linhas está o BB Giro Rápido para capital de giro. A linha tem limite de R$ 120 mil, prazo de 24 meses para pagamento e carência de até 59 dias para a primeira parcela.

Itaú Unibanco
Tem a linha Compror Franquias, indicada para compras de um único fornecedor. O crédito ajuda na montagem de estoque. Além disso, o cliente consegue fazer o gerenciamento das finanças no portal e pode antecipar o recebimento das vendas feitas via cartão de crédito.

Bradesco
Tem uma linha de crédito para capital de giro desenvolvida para o setor com carência para início do pagamento e parcelas escalonadas de acordo com o período de maturação da loja ou sazonalidade do negócio. Também tem a linha Compror Franquias para aquisição de mercadorias do franqueador.

Caixa Franquia
Programa de relacionamento com o setor que contempla linhas de financiamento e consultoria empresarial. A linha BCD Franquias, por exemplo, é voltada para financiamento de máquinas e equipamentos para os franqueadores. A taxa de juros varia de 1,36% a 1,76% ao mês, com prazo de até 60 meses e carência de até 12 meses.

HSBC 
Entre os produtos do HSBC está a linha Capital de Giro Franquias com prazo de até 42 meses (carência nos seis primeiros meses, com pagamento apenas dos juros); financiamento de até 60% do valor do projeto e equipe especializada no acompanhamento da operação.

Santander Franquias
Modelo apoiado em quatro pilares: produtos e serviços, consultoria financeira, apoio ao empreendedor e análise de mercado. Entre os produtos do banco está a linha para ampliação de expansão da loja, com carência de até seis meses, prazo de até 60 meses e taxas a partir de 1,20% ao mês.

GISELE TAMAMAR - ESTADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário