quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mendes Ribeiro será o novo líder do governo no Congresso

reprodução / internet
O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) foi chamado para uma conversa na tarde desta quinta-feira no Palácio do Planalto. Sua indicação para a liderança do governo no Congresso será feita pela presidente Dilma Rousseff. A informação foi confirmada por uma fonte do governo e uma do próprio PMDB.
A escolha de Mendes Ribeiro é mais um sinal para tentar acalmar o clima na Câmara dos Deputados e principalmente no PMDB. Nomes de senadores chegaram a ser cotados para a vaga, mas como a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) já vem do Senado, a possibilidade desagradava os deputados.
O PMDB era um dos partidos mais insatisfeito por causa da ameaça do governo de não prorrogar o prazo das emendas parlamentares ao Orçamento de 2009, chamados de "restos a pagar". Ontem, após pressão do Legislativo, o governo decidiu prorrogar por mais 90 dias o prazo do pagamento das emendas.
A polêmica dos "restos a pagar" levou aliados a reclamarem de que o governo posava de "responsável", enquanto os deputados levavam fama de "perdulários". Com isso, as votações no plenário não ocorreram em plena quarta-feira, dia de maior movimento no Congresso.
Os deputados argumentam que as emendas parlamentares ajudam o país economicamente, levando investimentos a municípios menores. É com as emendas que eles conseguem levar obras às bases eleitorais. A proximidade com as eleições municipais, no entanto, eleva o preço da barganha, já que muitos políticos desejam iniciar obras para viabilizar ou reforçar candidaturas em 2012.

NATUZA NERY
MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário