quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prefeitura do Rio recolhe 76 pessoas em nova ação de combate ao crack


Rio de Janeiro - Em mais uma ação de combate ao uso do crack pela população de rua, agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro recolheram hoje (6) 76 pessoas, sendo 70 adultos e seis crianças, no entorno da Central do Brasil, no centro do Rio, e na Tijuca, zona norte da cidade.
Durante a ação, policiais civis e militares, que constantemente auxiliam os profissionais da secretaria, encontraram facas e cachimbos usados para o consumo da droga.
O psicólogo Cláudio Reis, que trabalha no órgão, reconheceu que a cidade do Rio tem alguns pontos críticos que merecem atenção especial, como a região da Central do Brasil.
"Por ser uma área extensa e que existe uma variedade de perfis de usuários de drogas. Ali encontram-se crianças, adultos e há prostituição", disse.
Ele também enfatizou que, desde o início do ano, tem observado nas abordagens em lugares como Jacarezinho e Manguinhos (zona norte) que houve um aumento no consumo de drogas entre as mulheres, ultrapassando o número de homens usuários. "Um dos fatores para o aumento do uso de drogas pelas mulheres são os pontos de prostituição", explicou.
Os adultos recolhidos são encaminhados para abrigos da prefeitura, mas, como não precisam permanecer nos locais, acabam voltando para a rua. Já as crianças e adolescentes até 18 anos são levados para as unidades de abrigo compulsório.
Nos últimos seis meses, período em que a prefeitura intensificou as ações de combate às cracolândias, foram acolhidas 2.014 pessoas, sendo 1.667 adultos e 347 crianças e adolescentes.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário