segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dilma é 'ex-radical' que conduz Brasil em 'boom econômico', diz revista

Reportagem da "New Yorker" diz que Dilma vê EUA como exemplo de como não lidar com crise econômica (Foto: Reprodução)Reportagem da "New Yorker" diz que Dilma vê EUA
como exemplo de como não lidar com a crise eco-
nômica global (Foto: Reprodução)
A revista norte-americana "The New Yorker" traz em sua próxima edição, de 5 de dezembro, um perfil em que a presidente Dilma Rousseff é descrita como uma "ex-radical que conduz o país em um boom econômico". Intitulado "A Ungida", o texto assinado pelo jornalista e escritor Nicholas Lemann contrasta a situação política e social com o momento econômico do país.
No resumo publicado nesta segunda-feira (28) no site da revista, o texto diz que "até recentemente, o Brasil era um dos países menos educados e um dos mais desequilibrados economicamente. Agora, sua economia cresce muito mais rápido que a dos Estados Unidos".
O texto afirma que, mesmo com uma "democracia caótica", o Brasil tem uma imprensa livre. Diz ainda que o governo central é mais "poderoso e intrusivo" que o dos EUA.
"O crime é alto, escolas são fracas, e portos mal funcionam. Ainda assim, entre as maiores potências econômicas, o Brasil alcançou uma rara combinação: alto crescimento, liberdade política e desigualdade decrescente".
Ao falar sobre a relação da presidente com os EUA, o texto diz que o país "parece estar constantemente na mente de Dilma, como um exemplo de como não lidar com a crise econômica global".
Passado
Ao descrever o passado da presidente, diz que ela "rapidamente se tornou radical" quando era estudante nos anos 60, durante a ditadura. No final da década, diz que Dilma e o então marido Cláudio Galeno Linhares "viviam se escondendo, estocando e transportando armas, bombas, dinheiro roubado, planejando e executando 'ações'".
Depois, relata que, mais tarde, no início dos anos 70, ao ser capturada com o segundo marido, Carlos Araújo, "passou três anos na prisão, onde teria sido submetida a extensiva tortura".
A publicação ressalva que Dilma "insiste que nunca esteve pessoalmente envolvida em ações violentas nos tempos de militante".
Sobre a demissão de ministros neste primeiro ano de governo, a revista diz que "ninguém acredita que Dilma Rousseff seja corrupta, mas ela trabalhou por anos com algumas das pessoas que pediram demissão".

G1 - Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário