quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fátima Quintas toma posse na Academia Pernambucana de Letras

Fátima Quintas comanda a APL durante o biênio 2012-2013. (Foto: Reprodução TV Globo)Fátima Quintas comanda a APL durante
o biênio 2012-2013. (Foto: Reprodução TV Globo)
Pela primeira vez na sua história, a Academia Pernambucana de Letras (APL) vai ser comandada por uma mulher, a escritora e antropóloga Fátima Quintas. A mulher toma posse na noite desta quarta-feira (26) no lugar de Waldenio Porto. A cerimônia aconteceu na sede da academia, que fica na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

Fátima Quintas vai comandar a APL pelos próximos dois anos. Foi eleita em dezembro, por aclamação, pelos colegas com quem convive há nove anos na APL. A nova presidente diz ter muitos projetos, principalmente, voltados para a língua portuguesa. “Eu quero dar mais fôlego à vida acadêmica através de seminários, cursos da língua portuguesa. Meus projetos se dirigem para uma abertura da Academia Pernambucana de Letras para a sociedade”.

Primeiros passos
Fátima aprendeu a paixão pelos livros com o pai, o historiador Amaro Quintas, que tinha uma enorme biblioteca em casa. Da mãe, herdou a paixão pela escrita. “Minha mãe tinha um hábito muito interessante. Ela queria que eu escrevesse bilhetes para ela e colocasse debaixo do travesseiro. Eu fui escrevendo e ela me respondia, era tipo um pacto. Nessa época eu tinha uns sete anos. Ela estava simplesmente me estimulando. Aprendi a me esconder nos livros, entre as estantes do meu pai”.

Ela virou escritora depois dos 30 anos e já publicou 30 livros. Espelho Duplo, que reúne contos intimistas, é o último livro dela, que ficou pronto em dezembro.

G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário