segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cuidado ao elaborar o currículo


O currículo, etapa anterior à entrevista, merece um atenção especial. Tópicos muito extensos devem ser evitados, além de que os candidatos precisam estar com o olhar voltado para a apresentação do documento, com destaque para textos com escrita justificada e principalmente com um bom português. “O que nos chama mais atenção são os currículos, desde a forma como as pessoas o elaboram: com muitos erros de português e com questões que não nos interessam a exemplo de expressões ‘sou animada’, ‘gosto de fazer musculação’, ou ‘falo inglês intermediário’, e ‘português avançado’. Estes são casos clássicos e tem também as fotos que são exageradas e de situações completamente informais”, cita a consultora Maria Helena Morais, da MRH Gestão de Pessoas e Serviços.
Um dos fatores mais importantes na elaboração do currículo se refere à veracidade das informações prestadas. Mentiras são inadmissíveis, na visão dos selecionadores. De acordo com a consultora de Recursos Humanos da Catho Online Daniella Correa, as inverdades são sempre descobertas na hora da entrevista (etapa presencial), onde o candidato é facilmente desmascarado.  “Mesmo assim, se a mentira não for identifica na entrevista, será difícil para o profissional mantê-la no dia a dia”, orienta.
Entre as orientações para preparar bem o currículo, além de priorizar informações verdadeiras, é expor as principais experiências, descrevendo detalhes (sem ser muito extenso). Dê indícios das atividades que costumava desempenhar no antigo emprego, para que assim você seja encaminhado para o setor adequado ao seu perfil. 
Coloque foto no currículo apenas se tiver um diferencial que conte pontos a favor. Na dúvida, deixe a avaliação para a hora da entrevista, quando vai estar cara a cara com o selecionador. Há uma certa discriminação e a incidência de erro na escolha da foto é grande. Mas se preferir por uma foto no currículo, fuja de roupas e poses sensuais. “Uma vez, me deparei com um currículo onde uma candidata imprimiu em uma folha inteira uma foto com decote enorme, mostrando o sutiã, e uma saia bem curtinha. Para complementar o visual, ela estava em uma pose muito sensual. Isso jamais pode acontecer. Fotos em festa, como que está saindo de um baile de formatura, e tiradas de redes sociais como orkut e facebook não devem ser usadas nunca”, avisa a psicóloga organizacional Ethyenny Menezes. (JS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário