terça-feira, 21 de junho de 2011

O Democrata José Agripino Maia pede que PSDB apoie Mendonça Filho

CARUARU - Presidente nacional do DEM, o senador José Agripino Maia (RN) começou, a rodar o Brasil, esta semana, com o objetivo de plantar, em todas as regiões, perspectiva de vitória do Democratas nas urnas. De passagem, ontem, por Caruaru, ele defendeu o nome do ex-governador e deputado federal Mendonça Filho (DEM) para prefeito do Recife em 2012. À Folha, considerou a Capital pernambucana como um local onde o nome do DEM é “forte”, diferente de outras capitais, onde “o normal é que apoiemos o PSDB”. Agripino informou que “vai pedir o apoio do PSDB” para a pré-candidatura de Mendoncinha. Ainda não sentou para conversar com o presidente nacional do tucanato, deputado federal Sérgio Guerra, mas antecipa que o diálogo entre os dois é “destravado”. O DEM, no que depender dele, só abre mão de Mendonça na disputa municipal, “se ele (Mendonça Filho) desejar”. Ao discursar, o dirigente tratou o PSDB como “aliado preferencial” e declarou: em Recife, o partido tem nome. Em Caruaru, é Miriam Lacerda. Em Recife, Mendonça Filho”.

Eleições 2012
Devemos ter o maior número possível de candidatos a prefeitos e a vereadores. E, no ano de 2014, ter o maior número de candidatos a deputado federal, senador e a governadores. Você fixa a imagem do partido.

Coligação com PSD
Se o partido de Kassab quiser apoiar o nosso candidato...Nós vamos ter candidatos onde pudermos ter. Mas, se ele quiser nos apoiar, que venha.

PSDB
Aliança com PSDB é uma aliança natural. Agora, dentro do critério de racionalidade. Por exemplo, em Recife, nós temos um bom nome, mais forte que do PSDB. Então, natural é que nós tenhamos o candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM). E eu vou pedir o apoio do PSDB. Em outras capitais, onde o PSDB é mais forte, o normal é que nós apoiemos o PSDB. O importante é a aliança baseada no critério de racionalidade.

Sérgio Guerra
Ainda não conversamos sobre o Recife, mas vamos conversar sobre o Brasil inteiro. Ele, pelo PSDB, e eu pelo Democratas.

Abrir mão de Mendonça
Só se ele desejar. Ele querendo ser candidato, terá o nosso apoio. E é um candidato forte: ex-governador, com bons serviços prestados e nome consolidado no Recife.

PSDB x Mendonça
A nossa relação com Sérgio Guerra é um diálogo destravado. Farei toda questão de conversar para ter o PSDB como aliado, inclusive, no Recife.

Fusão com o PSDB 
Não existe. O PSDB vai continuar e o Democratas vai continuar cada qual com sua estrutura. Devem se aliar em muitas cidades e esse é o nosso desejo.

Marco Maciel
Ontem,  ele esteve no encontro em Palmas (TO). Como membro do Conselho Político, participa de todos os eventos. Não veio hoje porque tinha um compromisso em Brasília e não podia faltar. E Roberto Magalhães tinha agenda em São Paulo. São pessoas que o partido contou ontem, hoje, vai contar sempre.

DEM
Começamos os encontros estaduais por Palmas, no Tocantins. Estamos reunindo nossos militantes para debater ideias, fomentar o crescimento do partido.

Caruaru
É muito natural a candidatura dela (Miriam Lacerda), muito provável a candidatura dela a prefeita pela expressão política eleitoral dela. Além de ex-deputada estadual, candidata a governadora na chapa de um homem da qualidade de Jarbas Vasconcelos (2010), o prestígio dela é justificado pela experiência política. Já estive várias vezes em Caruaru. Fiz a estrada de Caruaru a Campina Grande. Tony Gel que é uma liderança inconteste do partido e tem uma pessoa, Miriam, que é importantíssima. E que é  nossa candidata a prefeita. Não por desejo dela, mas pela expressão eleitoral que ela exibe na cidade de Caruaru.

Assinaturas Fantasmas 
Não é que o DEM esteja empenhado em fiscalizar o PSD. Acho que é uma questão de correção. O PSD está nascendo fliando morto. Então, isso não é uma tarefa que deva competir apenas ao Democratas combater. O PSDB, o PT, o PTB, Democratas têm obrigação de zelar pela lisura de procedimentos no registro. É abusivo o que o PSD está cometendo. Erros grosseiros. Tem que ser corrigido por todos os políticos.

PSD
Quem estiver indo para o PSD deveria explicar porque foi. Nós permanecemos no mesmo lugar. Já fomos Governo. Marco Maciel era vice-presidente, que tinha como aliado o PSDB, que teve como presidente Fernando Henrique Cardoso, que fez o Plano Real, que acabou com a inflação e possibilitou melhora aos brasileiros. Depois, nos perdemos a eleição e estamos na oposição para fazer o que acabamos de fazer. Na hora que (ex-ministro da Casa Civil, Antônio) Palocci enriquece, no Governo, pelas vias ilícitas, o Brasil demonstra indignação. Se não tiver alguém que critique, que fale, Palocci fica lá, dando mau exemplo aos brasileiros, que vão ver os mal-feitos dos políticos e se sentem no direito de cometer o mesmo erro se não houve punição. Para haver punição, tem que alguém cobrar, denunciar. Somos nós que fazemos oposição e que temos um ideário: defesa do capital privado para investimento em áreas importantes, o Estado enxuto onde tenha dinheito para investir em Educação, Saúde Segurança. Esse é o ideário. Estamos aqui para debater e para falar do nosso partido. Não para falar mal de outros partidos.

Subtrações
O DEM tem o melhor lider na Câmara dos deputados, ACM Neto. Tem o melhor líder no Senado, Demóstenes Torres. É quem larga na frente tomando posições, é um partido que fala pelo brasileiro. Então, se nós perdemos alguns deputados, alguns parlamentares, a essência do partido continua e mais do que isso, as ideias do partido permanecem. E é com ideias que você ganha eleição.

Dilma
Nenhuma pesquisa demonstra de imediato a posição de Governo. Assim foi no episódio do mensalão. A pesquisa dava número alterado. Depois, a percepção popular começou a mudar. Não é que é mais fácil fazer oposição a Dilma do que a Lula. Lamentavelmente, os fatos que estão acontecendo estão desgastando o Governo. Inflação está levando o Governo a aumentar taxa de juros, inibir financiamento. A consequência incide na qualidade de vida dos brasileiros. A insatisfação vai se revelar. Não é que a gente fique feliz. Meu partido não fica feliz com a infelicidade de ninguém.

Por Renata Bezerra de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário