quinta-feira, 14 de julho de 2011

História do cangaço será retratada em seminário, em Serra Talhada

reprodução / internet

Na próxima sexta-feira (15) e no sábado (16), acontecerá a terceira edição do Seminário “Sertão Beatos e Cangaceiros – Centenário de Maria Bonita”, realizado pelo Sebrae. O evento será no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, com o apoio da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Com previsão de início para as 14h, a abertura levará os participantes para a rota turística Nas Pegadas de Lampião – um passeio por locais históricos como os escombros da Casa Grande da Fazenda Pedreira, onde viveu José Saturnino (um dos maiores inimigos de Lampião); e o Sítio Passagem das Pedras, lugar de nascimento do cangaceiro.

A programação continua às 20h com as palestras “O Cangaço, Lampião e Maria Bonita na Literatura de Cordel”; “Beatos e Cangaceiros: Fonte de Inspiração de Luiz Gonzaga”; e ainda apresentação do grupo de xaxado Cabras de Lampião.

No dia 16, às 10h, um novo trajeto turístico pela Serra Grande, na Fazenda Barreira, mostra o cenário onde aconteceu o maior combate da história do Cangaço. Às 16h, será exibido o documentário “Virgolino: do homem ao mito”, que narra a saga de Lampião e Maria Bonita pelos sertões e a influência do Cangaço na Cultura Popular. Logo após, às 20h, um novo ciclo de conferências abordará os temas “Maria Bonita: uma mulher no mundo dos homens” e “Vida e modos de Maria Bonita”. O encerramento terá show com o Quarteto Cabras de Lampião.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Unidade de Negócios Sebrae Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, pelo telefone (87) 3831.2496.

Folha-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário