segunda-feira, 18 de março de 2013

Praia Sem barreiras chega a Recife

reprodução - web

Foi inaugurada neste domingo (17), uma arena - em frente ao Hotel Internacional Palace, localizada na Avenida Boa Viagem, zona sul do Recife – onde será implantado o projeto Praia Sem Barreiras. A área tem 200m² e será montada e desmontada todos os dias, de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, ao lado do novo posto do corpo de bombeiros.
Além do banho assistido, os visitantes poderão desfrutar de 6 cadeiras anfíbias, 3 piscinas para o lazer de crianças, uma quadra para atividade esportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem. Para a realização destas tarefas, 21 estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e turismo da UNINASSAU passaram por oficinas de capacitação e serão responsáveis pelo trabalho de assistência.
Suely Guimarães, que é cadeirante, contou sobre a sua experiência com este projeto. “É uma ação louvável para todos nós deficientes físicos e com mobilidade reduzida pois, agora teremos os mesmos direitos de qualquer cidadão de poder tomar um banho de mar. Será necessário apenas a implantação de uma esteira que venha até a beira da água, como já ocorre em Barcelona” afirmou.
Para facilitar o acesso ao local da arena, a Prefeitura do Recife (PCR) criará uma rota acessível que terá inicio na parada de ônibus na Avenida Conselheiro Aguiar, seguindo pela Rua Bruno Veloso, até a orla de Boa Viagem. Este percurso terá pisos táteis, rampas e travessias com semáforos sonorizados e haverá um estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
Banho de mar sem riscos 
Um estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco, identificando que a área escolhida foi a mais adequada contra ataque de tubarão. O local possui arrecifes, que formam cordões paralelos à costa e funcionam como importantes elementos que vão absorver o impacto das ondas e consequentemente contribuirão para uma baixa profundidade e declividade. Além disso, não existem registros de ataques de tubarões na área.
 Íris Garbuglio-leiaja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário